Ganhadora de vários prêmios da IAMED (International Academy of Middle Eastern Dance – responsável por premiar as melhores bailarinas) e da Giza Academy como “Melhor Bailarina de Egípcio Moderno”, “Melhor dvd instrutivo” e “Bailarina do Ano”, Jillina sempre dançou, desde pequena. No início era hip hop, jazz e ballet e assim que conheceu a dança do ventre não demorou para dominar as técnicas e passos e fazer um mix de estilos para criar o seu próprio original. “Eu fiquei obcecada com essa dança, com a música, movimentos e toda a sua expressividade”, declara em entrevista ao site Oriental dancer (em inglês).
Jillina fundou em 1999 a Companhia Sahala Dancers de Los Angeles, na Califórnia. A partir daqui, esta bailarina provou que queria levar a dança do ventre para um outro nível. É uma escola de alto padrão que exige que todos os membros tenham treinamento intensivo em ballet, jazz, hip hop, dança de salão, folclore, dança oriental e moderna, sem contar as habilidades para cantar, atuar e montar coreografias desenvolvidas durante o curso. Não é à toa que seu grupo é um dos mais prestigiados nos Estados Unidos e em grande parte do mundo. Veja abaixo uma apresentação com o grupo.
Mas ela não parou por aí. Todo ano viaja para o Egito para aperfeiçoar a sua técnica e também visita vários países com seus seminários e shows. Já veio diversas vezes para o Brasil e em novembro de 2010 estará de volta pela escola Luxor de Dança do Ventre. E ainda produziu 9 dvds instrutivos traduzidos em cinco línguas, atualmente.
De 2003-09 atuou como diretor artístico e coreógrafo principal para as Bellydance Superstars e realizou com eles por mais de 700 shows em mais de uma dúzia de países. Auto-luzes incluem a execução no palco principal no Lolapaloza, The Follies Berger em Paris, Teatro da Rainha em Londres e Teatro Mohammed V em Rabaat, Marrocos. Jillina continuou em sua posição como coreógrafo principal até 2010.
Em agosto de 2009 criou BELLYDANCE EVOLUTION (espetáculo teatral com um enredo, bem como um ballet), com artistas de topo na campo da dança do Oriente Médio e da música. Cada artista traz seu próprio estilo para o show, fazendo desta uma extraordinária coleção de diversos estilos de dança e música.
No verão de 2009 e 2010, Jillina foi o primeiro americano a ser convidado como artista de destaque no Gala de Encerramento prestigioso no Ahlan Wa Sahlan no Egito.
Jillina é o dono da Evolution Dance Studios, localizado em Universal City, Califórnia, EUA. O estúdio oferece espaço de ensaio para alguns dos top Artists- de Hollywood Beyonce, Lady Gaga, coreógrafos de So You Think You Can Dance- e serve como um ponto focal para a Dança Comunidade Los Angeles.
Neste vídeo, extraído do dvd “Shape up and hip out”, vemos em um mix entre pop, moderno e clássico.
Como dançar como a Jillina? Referências. Assista muitos vídeos, vá a shows de diversos estilos de dança, mas na hora de montar a sua coreografia use passos simples como básico egípcio, giros, camelos e batidas laterais. Note que é assim que ela dança: é a combinação que encanta. As músicas geralmente são pop, mas ela arrasa nas músicas clássicas e no derbake com as marcações perfeitas de quadril e tremidinhos de dar inveja. Aproveite o vídeo para pegar algumas dicas.
Preste atenção em como ela mistura diversos estilos e brinca com ritmo e melodia da música. Note que as coreografias parecem complicadas, mas os passos dela são simples. É a combinação que encanta. Aproveite.
Jillina dando aula
Fonte:
https://cadernosdedanca.wordpress.com/2010/07/08/jillina/
http://www.jillina.com/index-6.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário