sábado, 3 de setembro de 2016

Breve biografia dos cantores árabes - parte 1

Abdel Halim Ali Shabana - Conhecido como Abdel Halim Hafez, nascido no Reino do Egito em 21 de junho de 1929 e falecido em Londres, 30 de março de 1977, está entre os cantores árabes mais populares. Além de cantar, Halim era também ator, maestro, homem de negócios, professor de música e produtor de cinema. Tem músicas clássicas com duração de quase uma hora, utilizando orquestras com 60 músicos que ele regia, que são consideradas eternas. Ele é considerado um dos quatro grandes da Música árabe (junto com Umm Kulthum, Mohammad Abdel Wahab e Farid al-Atrash). Seu nome é escrito às vezes como 'Abd el-Halim Hafez. Ele é conhecido como el-Andaleeb el-Asmar (O Grande rouxinol de pele escura em Língua árabe). Ele também é conhecido como um ícone na música árabe moderna. Sua música ainda é tocada diariamente em todo o mundo árabe. Suas músicas influenciaram a Revolução Egípcia de 2011.

Ahmed Adaweyah - Nascido em 26 de Junho em 1945 é um Cantor Egípcio, foi a primeira estrela grande da música sha'abi durante sua primeira onda de popularidade na década de 1970. Ele já atuou em 27 filmes egípcios. Adaweyah começou sua carreira como garçom, mas em 1971, ele começou a tocar músicas usando a linguagem das ruas do Cairo, cheio de gírias trabalhando classe e duplos sentidos. Como muitos sha'abi (significado de "povo", ou classe trabalhadora) cantores Adaweyah especialista em Mawwal (improvisação vocal). Ele se apresentou em clubes ingleses, assim como no Egito e, apesar de sua riqueza, agora considerável, continua a ser um crítico da classe média. Seu uso de bateria eletrônica e sintetizadora década de 1990 foi objeto de algumas críticas. Ele também está sujeito à censura, devido à sua postura de oposição.
Seu filho Mohamed Adaweya é um cantor clássico, que fez um álbum chamado el-Tayeb a7san em 2000.

Amal Hijazi - É uma cantora libanesa, nascida em 20 de fevereiro de 1977 na cidade de Kfarfila, Sul do Líbano e formada como engenheira arquiteta. Um dos maiores ícones da música pop árabe, ela é uma das cantoras libanesas mais ativas e fez uma série de concertos em todo o mundo e inúmeras aparições na TV.
Depois de sua longa carreira como modelo, Amal Hijazi lançou seu álbum de estreia, Akher Gharam em 2001, para o sucesso comercial. E se tornou um dos álbuns mais vendidos do ano, ranking em número de oito cartas de vendas oficiais publicados pela Chart Magazine. Ela lançou seu segundo álbum Zaman em meados de 2002 com um sucesso ainda maior. O álbum lançou quatro singles número um hit, "Zaman", "Oulhali", "Einak" e "Romansyia", catapultando-a para o sucesso fenomenal. Um terceiro álbum Bedawwar A Albi foi lançado no início de 2004, seguida do lançamento de seu quarto álbum de Baya al Ward em 2006.
Amal Hijazi continuou na vanguarda da música pop com o lançamento de seu muito aguardado Golfo single "Nefsy Tefhamny" em 2007. Ela lançou seu quinto álbum de estúdio Keef el Amar em 2008, trazendo-a de volta, assim, no centro das atenções mais uma vez.
A vida pessoal de Amal Hijazi começou a ganhar mais atenção da mídia depois de seu rompimento de seu ex-gerente de negócios Charbel Doumit. Ela agora vive com o marido em Beirute e adotou uma menina chamada Nour (antes de seu casamento) e tem dois filhos com seu marido, Karim (nascido em 2009) e Lareen (nascido em 2012). Além disso, Amal Hijazi é conhecida por seu apoio em projetos de caridade, promovendo causas humanitárias em todo o mundo.
Enquanto alguns cantores podem pensar que a maior gravadora do mundo árabe "Rotana" é intocável, a cantora libanesa Amal Hijazi não acha! Ela moveu uma ação judicial contra a empresa de produção de música, por não cumprir os termos e condições de seu contrato, informou o site Sayidaty.net. "Rotana" é culpada de não produzir um álbum de música para  Amal, que viola claramente o termo afirmando que um álbum completo deve ser inteiramente produzido por eles anualmente. Isso, no entanto, não impediu Amal de anunciar uma nova versão single "El Layli", que é considerado uma das músicas de dança mais popular durante a vida de sua carreira.

Amr Diab - Amr Abdel Basset Abdel Azeez. Nascido em 11 de outubro de 1961 em Porto Said, Egito. É um cantor música jeel, também é  compositor, escritor e ator.
Possui bacharelado em Musica Árabe pela Academia de Artes do Cairo onde se graduou em 1986. Duas de suas músicas, El Alem Alah e "Nour El Ain"(1996) foram reproduzidas na novela brasileira O Clone.

Carole Samaha – Nascida em 25 de julho de 1972 em Khenchara, Líbano, é uma cantora e atriz libanesa. Casada com Walid Mustafa desde 2013. Samaha tem um mestrado em atuar e dirigir, que ela cursou em 1999, na Universidade Saint Joseph de Beirute. 
Ela já lançou cinco álbuns de estúdio. Em 2004, ela ganhou o Prêmio de Música Árabe para o melhor estreante do sexo feminino. Ela também ganhou varios prêmios Murex d'Or e foi indicada para melhor New Act Saudita nos MTV Europe Music Awards 2008.
Antes de iniciar sua carreira musical pop, Carole Samaha era uma atriz clássica e trabalhou extensivamente com Mansour Rahbani e Marwan Rahbani.
Em 2007 Carole Samaha retornou ao teatro para atuar como Zenobia no musical de Rahbani com o mesmo nome.  Ela apareceu em 2008 filme Bahr al Nojoum ao lado de outras estrelas libanesas.  Ela estabeleceu sua própria produtora, Lacarma, em 2009. Em 2011 Carole Samaha estrelou a série de TV Al Shahroura, transmitido durante o Ramadã, com a cantora e atriz Sabah. Em dezembro de 2012, Carole Samaha anunciou seus planos de lançar um novo álbum, em 2013, ela foi um jurada no X Factor e ela era o mentor para as bandas, como [pharoz younge, Maraya e les bledards ninja] Em fevereiro de 2013, e criar um show musical - "The Lady" - produzido pela Rotana, que estreiou no Eid al-Fitr, 10 de agosto de 2013, no Casino du Liban.

Cheb Khaled - Khaled Hadj Ibrahim, também conhecido como Khaled. Nascimento em 29 de fevereiro de 1960, em Oran na Argélia. Cantor dos gêneros Raï argelino, pop, blues, jazz e instrumentista de guitarra, bateria, banjo, violino, gaita, acordeão, sintetizador
Fez muito sucesso no Brasil bem no começo do milênio com sua canção "El Arbi". Em 2000 a canção chegou a ficar 5 semanas no topo das paradas assim tornando "El Arbi" a música árabe mais tocada no Brasil. O sucesso de Cheb Khaled no Brasil chegou a ser vinculado também aos árabes-brasileiros que são muitos no país. Também é um dos três cantores que interpretam a música Abdul Qadir uma homenagem ao líder político Abd El-Kader considerado um hino na Argélia.

Diana Haddad - Diana Joseph Fouad Haddad, é uma cantora e atriz libanesa, nascido em 01 de outubro de 1976, com cidadania dos Emirados Árabes. Conhecida como Diana Haddad, é uma das cantoras mais populares e bem-sucedidas e uma das melhores no mundo árabe, desde o final dos anos 1990. Recordista de vendas desde sua primeira canção Saken em 1996. 
Diana Haddad não se limita a um estilo de música, ela sabe como apresentar uma gama muito ampla, indo de canções mais rítmicas para os lentos românticos.
Ela chegou à fama em 1993, quando tinha apenas 16 anos. Enquanto ela estava gravando seu primeiro álbum, ela apareceu no show de talentos árabe, no Estúdio El Fan em Beirute onde cantou uma tradicional canção popular libanesa, escrita por Elias Abou Azala Tayr El Yammameh que seriam incluídas no seu primeiro álbum.
Três anos depois, ela lançou seu álbum de estréia,  Saken, que contou com o seu single Saken, Lagaitek. Logo depois ela teve sua primeira filha, Sophie.
Em 1997 ela lançou um dos álbuns mais bem-sucedidos em sua discografia, Ahl Al Esheg, que incluiu o hit single Ahl Al Esheg. Ela lançou o álbum pop mais popular da década de 1990, Ammanih. Na década de 2000, ela lançou os álbuns mais aclamados pela crítica e bem-sucedidos, Awel Marrah e Diana 2006. Em 2007, Diana Haddad deu à luz sua segunda filha Mira em Dubai.

Elissa - Elissar Zakaria Khoury, nascida em 27 de outubro de 1971, em Deir el Ahmar, Líbano, conhecida, é uma cantora libanesa ganhadora de vários prêmios internacionais. Ela é uma das cantoras mais conhecidas no mundo árabe e é considerada um dos melhores artistas em venda no Oriente Médio.
Famosa por seu estilo passional de música vocal e capacidades únicas, Elissa é muitas vezes referida como a “Rainha do Romance” e “Rainha dos sentimentos”. Elissa foi o primeiro músico libanês a ganhar o World Music Award em 2005 e 2006 por melhor venda de álbuns no Oriente Médio. Católica, formada em Ciência Política na Universidade Libanesa, é hoje uma das vozes mais conhecidas da música árabe.

Fairuz - Nascida como Nouhad Haddad, em Jabal al Arz (Montanha do Cedro), no Libano em 20 de novembro de 1934, Fairuz e conhecida como "Nossa (Libanesa) embaixatriz para as estrelas", "Embaixatriz dos 'Árabes'", "Vizinha da Lua", e " A Poetiza da Voz.





Fonte:
http://asmaravilhasdomundoarabe.blogspot.com.br/2015/11/cantores-arabes-biografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário