sábado, 13 de fevereiro de 2016

Acessórios: Fan Veil

Leque de seda para a dança do ventre, além de mais um elemento, é a marca de uma fusão com a dança tradicional oriental.  Não se tem uma definição de onde começou a dança que conhecemos por Fan Veil, ou véu leque, mas há um indício de que sua origem tenha sido na dança oriental coreana e japonesa, Buchaechum (coreana) e a Odori (japonesa).
  
A dança com o véu leque seria uma combinação da dança oriental com a dança do leque coreana Buchaechum (fan dance). Sendo que foi adaptado um véu de seda pura ao leque para dar ênfase aos movimentos.
O fan véu começou a aparecer na dança do ventre por volta de 2003. Época em que vários grupos de dança chinesa começaram a se apresentar com frequência nos E.U.A, e  pode ter influenciado as praticantes da dança do ventre a fazerem essa fusão.
A fusão permite criar algo novo e diferente, como performances mais arrojadas na dança do ventre. Acredita-se que foi assim que os movimentos da dança oriental se fundiram muito bem com os movimentos da dança do ventre.
A beleza encantadora dele, o efeito que proporciona quando movimentado com destreza e graciosidade é um ponto alto no show.
A dança com os fans (leques) é uma oportunidade para aqueles que querem experimentar a fusão dos movimentos da dança do ventre, com ritmo coreano ou japonês. Quando bem trabalhados, ficam maravilhosos!
O uso do Leque de Seda faz parte da dança moderna e portanto não há necessidade de se utilizar música árabe, pelo contrário, trilha sonora de filmes, melodias líricas e composições para piano são ideais para esse estilo. 
O treino com o leque exige da bailarina expressividade de braços, boa postura e elegância de movimentos. Os movimentos devem ser suaves e sem pressa em executá-los. Usar da força não fará os movimentos interessantes, pelo contrário, o tecido perderá linha de movimento. Lembre-se do sentido orignal desta dança: o movimento líquido da barbatana de um peixe. Se você seguir essa inspiração conquistará flexibilidade e fluência necessários para o estilo.
 


Fonte:
http://manoelajacome.blogspot.com.br/2011/05/fan-veil-ou-veu-leque.html
http://dvcursoonline.blogspot.com.br/2015/01/danca-do-ventre-online-17-leque-de-seda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário