sábado, 15 de outubro de 2016

Shaabi

Muitos artigos, muitas definições, comparações e continua a maioria confundidos sobre este estilo e isso por acesso de muitas informações erradas sem nexo que não passa de uma opinião pessoal.
O problema é quando definir estilo, seja musical ou dança com tradução de uma palavra, então vamos por etapas.

- Tradução da palavra Shaabi – Sha3bi:
A palavra Shaabi vem da palavra “Shaab” ou digamos povo, nação, o Shaabi pode ser um estilo de roupa que ta na moda, uma nova gíria que está na boca de povo, um bairro tradicional que chamamos de bairros shaabi, tudo isso refere o significado da palavra APENAS.

- O Shaabi na musicalidade:
Temos 3 tipos de Saabi
1- Clássico – que foi da era da cinema e representado por vários cantores como Mohamed Roshdy e Moharam Fouad e outros
2- Mawal – é o mais usado especialmente no Cairo e explorado por todo Egito, neste estilo temos grandes referencias como o rei do Shaabi Ahmed Adawya e também grande ícones como Hassan Al Assmar e Hakim e muitos outros que seguem a mesma linha
3- O Tradicional – é o berço, desde foi criada a ideia de fazer uma música que atinge o povo, que refere acontecimentos e transformar ela em música, acontecimentos pode ser de amor, pode ser de revolta o que importa é que seja uma mensagem chega até o povo, e isso foi criado pelo o criador do Shaabi SAYED DARWISH
As músicas do Sayed Darwish teve a sua filosofia, ele sempre dizia que a música é uma língua universal que possa chegar a todos no redor do mundo, basta chegar ao povo “ser ouvida e cantada pelo o povo”. Suas músicas começaram a ter outro sentido, começou escrever para atingir o povo em todos os sentidos e suas músicas começaram a ser cantadas e repetida pela voz do povo e começou a nascer o “Shaabi”. Cada acontecimento tem a sua história e encima do acontecimento ele começou a fazer suas músicas.

O Shaabi na dança
Mas antes vamos eliminar certas informações que vi e li em muitas sites, revistas etc, informações que não passa de opinião pessoal e infelizmente não vai acrescentar nada pra ninguém tipo...
- Shaabi comparado com funk – O shaabi existe em todos os países árabes cada um tem o seu afinal é coisa de povo. O Shaabi moderno, tudo isso não tem nexo.
Quando falamos em Shaabi... a dança é 90% é ligada ao Cairo, especialmente quando falamos em Mawal. O Baladi, interpretando a mulher baladi, usando suas características, sua ginga, seu jeito de dançar, nada impede pode dançar Shaabi com Galabeya, pode dançar shaabi com traje clássico. Atente-se que estamos falando do perfil profissional e não do que acontece na nossa casa, nossas festas do bairro isso é importante porque é uma grande diferença.
- Importante também saber as diferenças entre o oriental Shaabi e o Street Shaabi porque muitas confundem e classificam como Shaabi moderno e isso não existe.

Importantíssimo
- Quais são os ritmos do Shaabi? Não esquenta, o shaabi é um estilo musical e não estilo de dança; então, quando se interpreta a música em si... cada música tem a sua mensagem, instrumentos e ritmos, O shaabi se identifica com a música e a bailarina interpreta a música.
- Não vão através do youtube para descobrir o Shaabi, Existe muitos vídeos publicados na rede de boates, noitadas, casas noturnas, e também casas de prostituição, somente a quem vive no Cairo e viveu suas noitadas que sabe como isso rola e onde é...
Também existem bairros no Cairo que quem manda são os malandros e tem o costume quando alguém faz festa de casamento nestes bairros é chamar prostitutas para dançar e animar a festa, estas não são bailarinas e isso não é arte a ser estudado. E sim, já aconteceu sim de postarem vídeos deste tipo e classificando como a dança do ventre no Egito hoje em dia, quando a verdade é muito longe de ser. 
- O Shaabi é totalmente improvisado? Não; o único estilo musical que pode ser improvisado é o mawal, seja no Baladi, seja no Saidi, seja na politica, pode improvisar o Mawal acompanhado com Mizmar, com Sax, com Nay, com Tabla e a bailarina tem que ter o talento para uma coisa chama TAKSIM. 

Dica
Conheçam cada estilo, escolham o estilo certo a ser interpretado; 
Conheçam as épocas, os cantores e as bailarinas que faz parte de cada época, assim vão saber tipos da música, seja em letra, instrumentos e como foi dançado nesta época.

- O que é Mawal? É uma manifestação, uma expressão, um poema, um acontecimento, uma história, um sonho, um lamento, todas estes temas se encontram num Mawal. O cantor pega o tema e conta em forma de canto.
- Como identificar o Mawal? Normalmente é falado ou cantado tudos antes da música, as vezes apenas com base baixa, tipo apenas uma flauta, um violino, mas sempre notas baixas, o intérprete conta o tema toda e depois entra a musicalidade. 
- Qual gênero musical?
Precisa tomar muito cuidado, mesmo que o Mawal se refira ao shaabi, precisamos saber que tipo do Mawal é essa e onde se enquadra, se é Baladi, se é Saidi, se é religioso, se é patriota; e a maneira correta para entender isso é conhecer o significado do Mawal (a que está sendo cantado). 
O início sempre o mesmo, é o improviso (é o Taksim da bailarina - rs), mas a partir do momento que entra a musicalidade aí você precisa se saber se é baladi, se é saidi ou se não é para ser dançado. 
- O tipo do Mawal mais usado na dança do ventre e no Shaabi é o Mawal Baladi, suas características são do Cairo, seu estilo, suas “Ahawy” casas de café, daí que saiu o Mawal, num encontro entre amigos.
- O Mawal é 100% Shaabi, cantado por tudo mundo e usado por tudo mundo, O povo canta e as bailarinas dançam, repetido em muitas ocasiões.

Ícones do Mawal desde os anos 70:
Falamos do Mawal e falamos do Egito que é a referência nisso, tivemos grandes cantores que fizaram o Mawal como, Abdo Al Ascandarani – Mohamed Roshdy – Mohamed Taha – Ahmed Adaweya – Hassan Al Assmar – Hakim e muitos outros.
- Existe Mawal também nos países árabes como Líbano, Síria, Palestina etc, mas a sua originalidade é Egito.

Uma nova febre musical tomou conta das noitadas e das mídias no Egito há uns 4 ou 5 anos: Street Shaabi, o estilo mais tocado entre os jovens no Egito.
Street Shaabi é a nova febre musical no Egito, mas cuidado para não confundir o Street Shaabi com o Oriental Shaabi.
Referenciado como power, o Street Shaabi vem representando uma mistura, um Mix entre o Pop Afro e Street Americano; então, não podemos considerar a sua linguagem musical como os outros estilos do Shaabi seja o Tradicional, o clássico e o Mawal. O seu forte é montar uma rima e usar a tecnologia com os instrumentos musicais cuja maioria é ocidental.
As diferenças entre o Street Shaabi e o tradicional Shaabi:
Precisamos ter o olhar egípcio quando falamos em músicas do Shaabi, são épocas e estilos diferentes, desde o Pai do Shaabi Sayed Darwish até o Rei do Shaabi Ahmed Adaweya, vários estilos e cada estilo tem seu gênero musical e também seu estilo de dança.

- Shaabi Tradicional
- Shaabi Clássico
- Shaabi Mawal

Cada estilo é pertence épocas diferentes e linguagem diferentes e com certeza na interpretação da dança também existe as diferenças.

O Street Shaabi, o Foco não é a mensagem na letra, não são os ritmos a serem aplicados, o foco é fazer uma rima com as palavras e o uso da mixagem eletrônica.
A inspiração vem do PopAfro e Street Americano, então não podemos citá-lo como raízes Egípcias menos ainda como tradição ou folclore.
O Street Shaabi é muito usado entre jovens, noitadas, festas, boates etc e mídia com certeza, digamos “Shaabi” apenas por uma razão, que é tocado e ouvido entre o povo, mas vale lembrar que não é um Shaabi raiz.

Oka&Ortega: dupla famosa no Egito
Street Shaabi na dança do ventre:
O street shaabi não é oriental, está muito longe de ser oriental shaabi. Quando interpretado o shaabi na dança do ventre, é preciso observar todos os elementos começando pelo o estilo (é tradicional, clássico ou mawal), e aí começa toda a preparação de figurino, assessórios, leitura, interpretação,...
No street shaabi não precisa nada disso porque não temos melodia, afinal, o foco é a mixagem, não temos ritmos, não temos estilo raiz, se não temos todas estes elementos então somos livres para interpretar Street.
Pode ser interpretado com roupas comuns, pode ser interpretado com roupas esportivas, pode ser interpretado solo, dueto e grupo, e também pode ser interpretado com traje de dança do ventre, mas lembrando que é um estilo rápido, acelerado então será muito esquisito fazer os movimentos "clássicos", afinal não tem marcações, leitura rítmica, ou um mero taksim.
As professores e coreógrafos egípcios que montam suas coreografias em músicas street dance, eles utilizam alguns movimentos orientais sim, mas isso para diferenciar entre o Street egípcio e os outros países, mas a maior parte dos movimentos está longe ser a dança do ventre. Vale a pena olhar estas diferenças sim  e decidir-se se interpreta a nova febre musical egípcia que é street Shaabi.

Fonte:
http://www.khaledemam.com/p/materias.html

3 comentários:

  1. Muito rica e importante esta pauta, meus parabéns. Vejo que as meninas se libertam quando escolhe ritimos e danças que traz para elas alegria e possibilidades! E instigam outras bailarinas pesquisar mais sobre este tema. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Adorei a abordagem. Muito completa e de fácil entendimento

    ResponderExcluir