sábado, 16 de julho de 2016

Sobre dança com música ao vivo

Você tem vontade de dançar com música ao vivo mas tem dúvidas de como fazer? Gostaria mas não sabe onde dançar? Então você vai gostar do que vai encontrar aqui!
Temos dicas das bailarinas e professoras de Dança do Ventre Sheila Peralles e Andréia Sampaio

Dicas pra dançar com música ao vivo
Escolher uma música e confirmar se o músico ou banda que vai tocar ao vivo já tocou antes e conhecer um pouco da versão porque muda totalmente da versão tocada no CD e/ou, às vezes, não dá para ser tocada se faltar alguns instrumentos importantes.
Hoje temos tantas opções de vídeo na internet que nos ajudam a conhecer os trabalhos de vários músicos, mas eles são acessíveis e perguntar para eles também é bacana.
E o mais importante é estudar Leitura Musical porque você consegue se soltar dançando com a versão ao vivo se estiver conectada com a música.

O que não fazer
Coreografar!!! Não tem como porque aquelas batidas e floreios não acontecem naquele momento tão esperado e você pode ficar procurando antecipar os movimentos e ficar fora do tempo. Por isso melhor improvisar. 
Use um figurino que seja familiar porque é muita novidade para uma dança só e passa tudo tão rápido que quanto mais aproveitar o momento melhor.
Não espere se sentir totalmente preparada porque só adquirimos experiência quando realizamos o que desejamos.

E se for derbake?
Por mais que a dupla seja qualificada na dança do ventre, um solo de derbake terá mais qualidade quanto melhor for a sintonia do músico com a bailarina.
Cada músico possui sua identidade musical. Isso é mostrado pelos ritmos que ele mais gosta, pelos enfeites, pelas variações... Com a bailarina é a mesma coisa, sua identidade é revelada nos ritmos preferidos, no figurino, trejeitos, nas brincadeiras, nas emoções expostas durante o solo.
Torna-se necessário fazer ensaios, mas nem sempre é possível, por vários motivos...
Dois pontos chaves para deixar memorável ao público a sua apresentação de dança:
Representação teatral - Uma dica se você nunca fez encenação: Ao fazer a abertura no palco, observe: Observe o músico. Observe o público. Se observe. Solte-se, mas esteja presente no palco! Tome à frente do solo, se quiser! Desafie o músico com um olhar. E com um olhar coloque o público a participar de tudo isso. Algo novo vai acontecer, mas não crie expectativas. Deixe ser, você! Celebre, sinta! Perceba essa nova sensação junto com a apresentação.
Improvisação - Conhecer os ritmos e seu contexto é fundamental para uma bailarina que deseja melhor qualidade nas apresentações com derbake ao vivo. Isso te dá bagagem técnica para você ter liberdade nas improvisações.
A música árabe está dentro de uma estrutura. Tudo é matemático e tudo se repete. Fique atenta a essas repetições. Refiro-me aos compassos quando o músico vai solar. A essas repetições, chamamos de frase. Uma frase, normalmente, é repetida quatro vezes. A primeira, fatalmente você vai perder, mas as outras três não. Quanto mais conectada você estiver com a música, mais sintonizados estarão, qualificando ainda mais a apresentação.
Conhecer os ritmos e conhecer técnicas para identificação destes, te dará total segurança para se posicionar melhor numa apresentação de derbake ao vivo.

Fonte:
http://www.centraldancadoventre.com.br/publicacoes/artigos/26/danca-do-ventre-com-musica-ao-vivo/17401
http://www.centraldancadoventre.com.br/publicacoes/artigos/26/sintonia-musico-com-bailarina-de-danca-do-ventre/17402

Nenhum comentário:

Postar um comentário